Qual o melhor aquecedor de água?

g_sem-titulo-1Tomar um banho quente pode ser um dos momentos mais relaxantes do dia. A água aquecida pode acalmar os músculos e aliviar o estresse após um dia cheio. Entretanto, existem diversas opções de aquecedores, que operam com diferentes fontes de energia e sistemas. Em meio a tantas possibilidades, fica a dúvida: qual o melhor aquecedor de água?

A resposta é simples: não há um que possa ser considerado melhor que os demais. Isso porque os aquecedores se diferenciam por suas formas de funcionamento e trazem vantagens específicas para cada um dos ambientes em que serão instalados, de modo que o melhor para sua residência será aquele que mais se adeque às necessidades do local e dos moradores. Por isso, antes de comprar este equipamento, é preciso avaliar bem os tipos disponíveis e quais os benefícios que cada um oferece.

Elétricos

O boiler elétrico é um equipamento que atua a partir da acumulação de água. Em um reservatório, ela é aquecida e armazenada para pronto uso. Dessa forma, o boiler irá fornecer água quente para todas as saídas a que estiver conectado, como chuveiros e torneiras. Se sua residência não precisar de água aquecida o dia todo, é possível instalar um timer para ligar o sistema em um certo horário, mantendo o equipamento desligado no restante do dia e economizando energia.

O chuveiro elétrico funciona de maneira semelhante, mas atua como aquecedor elétrico de passagem. Isso significa que, no momento em que ele é ligado, o aquecedor começa a funcionar e a aquecer a água. Suas principais vantagens são o baixo custo e a fácil instalação.

A gás

Os aquecedores à gás também existem nas versões de passagem e acumulação. O aquecimento ocorre a partir do gás de botijão (GLP) ou encanado (natural). Os de passagem são pequenos e aquecem a água na mesma hora, da maneira semelhante a um chuveiro elétrico.

Os aquecedores por acumulação são semelhantes a um boiler elétrico no que diz respeito ao sistema de funcionamento. Os modelos geralmente incluem grandes caixas cilíndricas, ligadas ao sistema de gás, que armazenam e aquecem a água. Por isso, é importante verificar o limite de armazenamento de cada um – se a residência consumir um volume grande de água quente ou em um período muito curto de tempo, vale a pena investir em um equipamento de grande capacidade, que irá garantir água quente em todos os momentos em que for necessário.

Qualquer que seja o modelo escolhido, é importante que o consumidor pesquise bastante os modelos e marcas dos equipamentos, bem como as necessidades do local. Pesar todos os elementos e necessidades é fundamental para fazer uma boa escolha e garantir um bom funcionamento.

 

Fonte: Diário dos Campos
tags: