Senador defende mais estímulos ao uso de energia solar
O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) comemorou nesta terça-feira (9) a possibilidade de o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiar projetos de geração de energia elétrica a partir da fonte solar.
Para ele, a iniciativa pode representar a mudança da matriz energética brasileira, ainda muito dependente da exploração do petróleo, que é poluente; e das hidrelétricas, que dependem da regularidade das chuvas.
O financiamento do BNDES, disse Casildo, pode ganhar força se for aprovado projeto do senador Ataídes Oliveira (PROS-TO), que isenta do imposto de importação a aquisição de materiais e componentes destinados à produção de energia solar.
Casildo lembrou que o País precisa adotar uma postura responsável no setor energético, com planejamento, para assegurar o suprimento de energia necessário para o crescimento econômico do País.
“Na Alemanha, por exemplo, 17% da energia vem da energia solar. E veja bem que lá eles não têm tanta insolação como nós no Brasil. E isso é importante nós aproveitarmos, então, esse mecanismo, esse nicho de geração de energia no Brasil. Nós precisamos criar essa cesta diversificada de energia”, afirmou.